Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

terça-feira, 2 de junho de 2009

9.349 pilhas, 397 litros de óleo de cozinha usado, 3.614 kg de jornal, 12.497 garrafas PET, 505 latas e 1.834 caixas de leite (vazias). Este foi o resultatado da gincana realizada entre os alunos do Colégio Estadual Castro Alves no projeto SuperAção em parceria com o Instituto Unibanco Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião e outras entidades.
O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente no dia a dia da escola e oferecer aos alunos uma nova percepção sobre a necessidade de sua manutenção. O Colégio Castro Alves passará a ser importante ponto de coleta de lixo seletivo em Alvorada.
O Colégio Castro Alves – Alvorada dá um salto na questão do desenvolvimento sustentável, pois é através da Educação que podemos começar um processo de conscientização em relação a transformação positiva do meio ambiente.
A Embrião a 12 anos trabalha com o recolhimento de pilhas no projeto de Xadrez nas Escolas, trocando pilhas por pecinhas de xadrez em gesso. Este ano começou a recolher óleo de cozinha como forma de proteger nosso Rio Gravataí e seus afluentes. Para ajudar nosso meio ambiente é só ligar 51.3483-2914 ou envie E-mail: ongembriao@gmail.com

Clique para ampliar
Clique para ampliar

4 comentários:

liacla disse...

A coleta de óleo usado de cozinha de4veria ser mais divulgado!
Eu já faço há mais de um ano, pois descobri uma capatazia que recebe.
Seria seria legal se tu conseguisse uma lista dos postos de coleta e repassar por email.

liacla disse...

Outra coisa, já que estamos falando de coleta, é os dias e horários certos dos caminhos da coleta seletiva, pois odeio quando um papaleiro/carroceiro recolhe meu lixo seletivo. Tive o maior trabalho de separar o lixo para voltar a poluir a cidade, pois a maioria não tá nem aí, só quer o que interessa e o resto joga em qualquer canto.

Le Branka disse...

Nossa que barbaro... Parabéns pela iniciativa da escola! São atitudes como essa que fazem das nossas crianças, futuros cidadões do bem!

gilda disse...

A comunidade em geral deveria concientizar-se do grande valor positivo ao meio ambiente cooperando dando mais importancia neste tipo de ação.

"Parabéns à Escola"