Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010



Foi um sucesso o Curso de Formaçao de Professores de Xadrez, Papietagem e Educação Ecológica (Com o projeto Educa Ação Eco Lógica da Embrião), mesmo sendo o mês de férias escolares, a procura pelo curso foi além do esperado. No total 40 inscritos e 31 pessoas estão fazendo a prática para aprender as técnicas para dar aulas para crianças, entre elas muitas lideranças da Terceira Idade, Saúde, Educação, Artista Plástico.
Dos dias 18 ao dia 21 de Janeiro de 2010, no Auditório da SMED e no Clube de Xadrez Embrião .
O objetivo é ampliar o xadrez escolar com a visão pedagogica da educação ambiental e a demanda destes profissionais para atender o projeto mais educação e outros.


A inscrição para próximo grupo já pode ser feita.

E-mail ongembriao@gmail.com ou 3483-2914
Limite: 30 Vagas




Participantes ouvindo as perspectivas da oficina pelas palavras
da também participante Gladis Meira Soares de 65 Anos.

2 comentários:

Marcelo Konrath disse...

Foi um prazer e honra estar em Alvorada para compartilhar de tantas experiências com todos desta turma especial que formou-se para 4 encontros de muito Xadrez, idéias e informações trocadas.

Postei no site Xadrez Gaúcho matéria sobre o curso, bem como muitas fotos também:
http://xadrezgaucho.wikispaces.com/2010-OficinaXadrezEcologia-Alvorada

Abração!
Atenciosamente, Marcelo Konrath
Grupo Informativo Xadrez Gaúcho:
http://br.groups.yahoo.com/group/xadrezgaucho
Site Xadrez Gaúcho: http://xadrezgaucho.wikispaces.com

Marta disse...

Foi um prazer participar do curso de Formação de Instrutors de Xadrez e Educação Ambiental juntamente com a Diretoria da ONG Embrião e seus porofessores e com o àrbitro Regional Marcelo Konrath que nos passou desde a História do Xadrez e muitas técnicas de aprendizagem e ensino.

Obrigada á todos e quero continuar passando esta mensagem...

Umgrande abraço da:

"Martinha" Hahn