Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

quinta-feira, 18 de março de 2010


Dia 18/03/2010, participamos da agenda de Educação Ambiental no Arroio Águas
Belas.O Projeto Aguapé, desenvolvido pelo Rotary Internacional em parceria com as prefeituras do Vale do Gravataí, busca informar e conscientizar a comunidade em geral sobre ações no meio ambiente que interferem na qualidade da água do Rio Gravataí, provocando mudança de comportamento da população ribeirinha. Um trabalho desenvolvido nas escolas e centros comunitários, além das áreas diretamente afetadas.
Este Arroio nasce em Viamão RS, passa em frente a Celgom com o nome de Arroio Figueira e recebe as águas do Arroio Águas Mortas, que também vem de Viamão, que passa próximo ao Loteamento Nova Alvorada na fim da Linha Passo da Figueira.
Notamos que temos muito que trabalhar no processo de Educação Ambiental, saíndo a campo, podemos mostrar para nossos alunos a situação que os próprios moradores deixam nossas águas.

Os pneus, conseguimos ver e recolher, mas os produtos quimicos das pilhas e o óleo de cozinha ?

Participe dos mutirões de Educação Ambiental na sua cidade, assim podemos construir um mundo possível de se viver.

O prejuízo que o homem tem causado ao meio ambiente começou a ser pauta e motivo de preocupação no início do século passado. Mas foi na virada do milênio que entidades e organizações mundiais começaram a divulgar dados alarmantes sobre o quanto a natureza tem sofrido com a falta de regras de convivência. A realidade, após a divulgação maciça de informações, ao contrário do que se esperava, vem piorando. O aquecimento global é uma triste realidade, o homem, cada vez mais, destrói as florestas para urbanização e para retirar matéria prima, e joga mais lixo na natureza. Esse cenário é antagônico, já que o homem retira da própria natureza a forma mais básica de sobrevivência.


Nenhum comentário: