Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Emoção foi a sensação  que os deficientes visuais de Alvorada sentiram ao pedalar uma bicicleta (dupla)  adaptada para as suas necessidades. Produzida pelas Ong´s Embrião e Vemos com as Mãos em parceria com o Ciclista Fortes e a Serralheria Nossa Senhora de Aparecida. 
No último passeio ciclístico os deficientes visuais de Alvorada só puderam participar de carona com outras pessoas.
Aceitando o desafio da ONG Vemos com as Mãos ( que atende Deficientes Visuais na Sala de Recursos para DV da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho), a Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião trouxe uma bicicleta dupla para ser testada na Praça João Goulart dia 20 de maio às 14 horas.
Ainda em caráter experimental a bicicleta que carinhosamente foi apelidada de ODKV ( O de cá vê e o de lá não vê!) já fez sucesso na praça e algumas pessoas bem conhecidas tiveram o prazer de andar: O Vereador Prof. Borba com a Vanessa; A Vereadora Professora Nadir com a Bruna (presidenta da Vemos com as Mãos), a Professora Fátima Azambuja (educadora especial) com a Gislaine (aluna da Escola Brigadeiro Antonio Sampaio), Professor Josué (Embrião) com o Allan, o Jean (aluno voluntário) com a Paola, o Fernandinho (irmão da Gislaine) com o Allan, a Professora Janete(presidente da Embrião) com a Rosane ( Deficiente Auditiva). A Dona Ceci (vó) e a Maria Alice (mãe), só ficaram admirando a alegria e satisfação desta gurizada toda se divertindo sem se preocupar com sua deficiência. 
A bicicleta dupla estará em uso no 8º Eco Passeio  Ciclístico dia 06 de Junho próximo.


Um comentário:

Janete disse...

Amei!!!Foi maravilhoso ter vivenciado este momento tão bacana para as crianças e para nós!!!
É assim que a Inclusão acontece!!
Parabéns, a todos !!!
Janete Santos