Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mesmo com a chuva de sábado, dia 31/07, mais de 50 pessoas participaram do evento cultural e esportivo, organizado em parceria com a Embrião e SMED na E.M. José Justo.
O último dia das férias escolares, foi marcada por 2 Palestras (a importância do jogo de xadrez para formação do cidadão e a Internet como ferramenta de aprendizado do jogo de xadrez), para os enxadristas e comunidade presente, ministrada pela Presidente da FGX, Professor de Filosofia, Eduardo Medeiros.
A III Copa QI de Xadrez Escolar de Alvorada ajudou a preparar para a etapa regional dos jogos de xadrez do JERGS, que será dia 07/08/2010 no Ginásio Municipal. E os melhores de cada categoria ganharam bolsas de estudos parciais para estudar na Escola e Faculdade QI.
Como inscrição foram arrecadados pilhas usadas que serão enviadas a empresa Suzanquim em São Paulo para reciclagem (única empresa no Brasil que recicla pilhas usadas).

Estudos científicos apontam que o jogo de xadrez pode ajudar acima de 22% na educação, pois desperta valores humanos, segue alguns benefícios: raciocínio matemático, habilidade na comunicação, criatividade, concentração, pensamento crítico, aumento da memória, maturidade intelectual, auto-confiança, análise de consequências, ajuda nas decisões complexas, reconhecimento de padrões torna-se mais fácil, ajuda a lidar com situações não esperadas, disciplina, respeito as regras, responsabilidade pelas ações, acaba com a ociosidade.
Os melhores foram: Vitórias
Nataniele Koubiach,S16, 5
Natanael Noronha,S18 4
João Guilherme Dullius S14 4
Yuri Silva, S12 4
Guilherme Silveira, S16 3.5
Richard Moreira, S16 3.5
Filipe Peirera, S18 3
Enzo Bonzanini, S12 3
Alairton Rodrigues, S14 3
Eduardo Soares, S12 3
Camila Moreira, S10 3
Acelino Silva, S10 3
Enoque Portela, S18 3
Luciana Dullius, S14 3
Wesley Bonzanini, S14 2.5
David Silva, S10 2
Bruno Malaquias, S12 2
Edison Martins, S16 2
Douglas da Silveira, S14 2
Roberta Butzke, S10 2
Franciele Silva, S12 2
Stefanie Seloina, S14 2
Gabriel Antunes, S16 1.5
Cristian dos Santos, S14 1
Caroline Lima, S12 1
Miller da SIlva, S12 1
Paula Dias, S12 1
Manoela Figueiredo, S12 1

Nenhum comentário: