Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

terça-feira, 7 de junho de 2011




Profissionais da Embrião ensinam soluções sustentáveis nos Jogos Nacionais do SESI e difundem o projeto para vários Estados, entre os dias 23 a 29 de maio de 2011, na Unidade do SESI Simões Filho.
Simões Filho – Bahia . A preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos trabalhadores estão cada vez mais presentes nas mesas de reunião das grandes empresas. Ao pensar em melhorias efetivas, as instituições recorrem a iniciativas que visam estabelecer soluções sustentáveis. Nos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI), vários detalhes refletem a forma de pensar com o futuro do planeta. 
Os profissionais orientaram os participantes para que utilizem as lixeiras de coletas seletivas e evitem o desperdício de água e comida para evitar o uso excessivo dos recursos naturais. “O SESI está engajado nisso há bastante tempo. Precisamos levar essa mensagem, uma preocupação que temos atualmente, também para as futuras gerações”, garante o gerente de Esportes do SESI da Bahia (SESI/BA), Ricardo Freitas. 
O Projeto Pedagógico da Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião de Alvorada no Xadrez Sustentável foram realizadas em oficinas no período dos Jogos. Crianças e jovens do programa Atleta do Futuro, treinados pelas equipes profissionais do SESI e participantes dos Jogos Nacionais, puderam jogar e aprender técnicas de papietagem, um antigo método chinês que privilegia a modelagem de objetos. As peças de xadrez foram produzidas com a utilização de papel de jornal folhas de propaganda e goma. 
O Espaço Atleta tem em todos os ambientes itens sustentáveis, nos móveis são utilizadas madeiras de reflorestamento, as plotagens feitas com materiais que não agridem os meios ambientes, as caixas de pesquisa são feitas de papel reciclado e as camisas da organização dos Jogos Nacionais do SESI são feitas de material validado.

Nenhum comentário: