Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Começou nesta quinta-feira (20) a oficina de papietagem e xadrez gigante, realizada no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Alberto Pasqualini, em Esteio. Alunos e moradores das proximidades da escola estão aprendendo a fazer as peças para o jogo, utilizando papel, além de terem a oportunidade de conhecer mais sobre os movimentos e as táticas do xadrez.
A partir de moldes de plástico das peças de xadrez o projeto utiliza jornais velhos e cola, crianças e adultos vão confeccionando peões, cavalos, torres, reis e rainhas que serão utilizados para jogar. Além disso, os participantes da ação aprendem sobre o modo correto de descartas pilhas usadas e óleo de cozinha.
A ação envolve o Programa Primeira Infância Melhor e beneficia também os projetos Escola Aberta e Mais Educação. Em 2010, a mesma atividade foi realizada no Território de Paz.
A oficina volta a acontecer nos dias 24 e 31 de outubro e 4 de novembro, sempre no CMEB Alberto Pasqualini (Rua Arthur da Costa e Silva, 55), das 8h às 17h. Os moradores podem participar da atividade, que é gratuita, bastando comparecer no local nos dias do curso.

Nenhum comentário: