Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Xadrez gigante sustentável chegou à serra gaúcha

Envolvidos com a Fiema Brasil 2012, mais precisamente com o Projeto Viva a Natureza e fazendo parte do Espaço Recicla Arte, direção, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ouro Verde,  realizaram Oficina de Papietagem e Educação Ambiental, com o propósito de montar um jogo de xadrez sustentável.
A ideia surgiu a partir do momento em que a escola foi desafiada a realizar uma criação artística, tendo como matéria-prima principal materiais reutilizados e/ou reciclados. Conversando com os docentes, o professor de Educação Física Alex Locatelli demostrou o desejo de confeccionar um xadrez gigante com os alunos, com a finalidade de incentivá-los a criar um gosto maior pelo jogo.
Após muitas discussões, buscamos parceria com a Empresa Multimóveis, a qual se prontificou a confeccionar o tabuleiro. A mesma mostrou-se entusiasmada com o projeto e irá confeccioná-lo com restos de madeira. A partir daí, começamos a discussão sobre o material a ser utilizado na confecção das peças.
Realizando uma busca pela internet, descobriram a Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião de Alvorada, os quais realizam oficinas de papietagem para confecção das peças de xadrez. A partir dos moldes das peças de xadrez, serão utilizados jornais velhos e cola, para a confecção de peões, cavalos, torres, reis e rainhas que serão utilizados para jogar.
A Prefeitura de Bento entrou em contato com os responsáveis pela entidade, que desenvolvem este trabalho desde 2005, em Alvorada – RS, e no dia 16 de novembro a escola que realizou essa oficina, envolvendo toda a comunidade escolar. O xadrez gigante será uma atração da FIEMA 2012, onde todos os visitantes poderão jogar de uma forma prazerosa e divertida. O Professor Alex e as Professores ficaram de multiplicar a proposta na Região. A SMED vai propor para os professores colocarem no Planejamento Pedagógico a partir de 2012.

Nenhum comentário: