Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Com a proposta de formar  multiplicadores para atender os projetos Mais Educação e Escola Aberta nas Escolas Públicas, a Embrião em parceria com o SESI esta desenvolvendo oficina de Papietagem em peças de Xadrez Gigante. Mesclando o jogo de xadrez, o meio ambiente e valores humanos.
Foi um sucesso as Oficinas de Xadrez Sustentável na Região Sul do Estado.
Em uma única ação, duas importantes lições. O jornal lido e descartado receberá destino ecologicamente correto e o aprendizado de xadrez ganhará mais um atrativo, com o manuseio de peças gigantes. Através da milenar técnica chinesa de papietagem, procura-se difundir o xadrez de forma lúdica e atrativa.
A parceria com a Embrião e o SESI tornará o aprendizado de xadrez além de divertido, ajudará no desenvolvimento da concentração e, consequentemente, auxiliara  no desempenho escolar de maneira geral. Ao transpor o aprendizado do xadrez à rotina, até os relacionamentos interpessoais ganham em qualidade, além de aprender a obedecer regras e a melhorar a disciplina, potencializando a compreenção lógica dos jogadores.
A oficina acontecerá no decorrer do mês de novembro no SESI de Pelotas e de Rio Grande, com trabalhadores das indústrias locais e seus dependentes.
Claiton Furtado de Ávila - Promotor de Lazer Cultural 53 3222.0138

Nenhum comentário: