Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Aconteceu no dia 03/04/12, nas dependências da sede social do Esporte Cube Cruzeiro de Canguçu, uma reunião que marcou o iníco das atividades do Clube de Xadrez Canguçu, que contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre enxadristas, familiares e simpatizantes do esporte.
Neste momento, se fizeram presentes o vice-presidente do E.C.Cruzeiro, Senhor Luiz Carlos Valente da Silveira, o presidente do Clube de Xadrez do IFSul Roger Minks e o representante da comissão organizadora do CXC, Cícero Augusto de Canto Gomes. Também contamos com a presença do Diretor da E.E.E.M. João de Deus Nunes, César José Pinz dos Santos, professor Emerson, professora Maria Cecilia, pais de alunos que já disputaram competições intermunicipais, regionais e até finais estaduais do xadrez escolar.
As atividades iniciaram-se com o pronunciamento do vice-presidente do Clube Cruzeiro, do Cícero Augusto e do Roger Minks, logo após, projetou-se um documentário realizado pelo Sport TV que fala da importância do xadrez como instrumento didático-pedagógico, inclusive na comunidade indígena de Tembé, no estado do Pará. Após a apresentação do vídeo, foram feitas algumas considerações, pelo professor Emerson, sobre a reportagem e também de suas experiências com o xadrez em escolas do interior do município de Canguçu. 
Foram feitas algumas considerações por parte dos enxadristas e familiares e logo a seguir, os enxadristas foram convidados a disputarem algumas partidas, com seus amigos. Também sendo convidados a jogarem no tabuleiro gigante, confeccionado por alunos da E.E.E.M. João de Deus Nunes, sob a orientação da ONG EMBRIÃO - de Alvorada, no decorrer do anos de 2011 e que será finalizada em 2012, .
Encerrando a reunião, ficou combinado que o Clube de Xadrez Canguçu irá estar de portas abertas todas as terças-feiras, das 19 horas até as 22 horas e será oferecida aulas para que todo aquele que desejar aprender essa arte de jogar o xadrez, tenha uma oportunidade de fazê-lo.
A comissão organizadora do Clube de Xadrez Canguçu, professores Maria Cecília, professores Emerson, Cícero Augusto, pais Selomar, Denise e o enxadrista Victor, agradecem a todas aquelas pessoas que colaboraram para que esse sonho se tornasse realidade, neste dia tão importante para todos nós canguçuenses.

Nenhum comentário: