Quem é e o que faz a Embrião?

A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada-RS, fundada em 25/12/2001, que realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico: EducaAção EcoLógica com Xadrez nas Escolas. Já realizou oficinas em Alvorada, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

Em 2011, nos Jogos Nacionais do SESI - BA,
a ONG mostrou o projeto para empresários de todo o Brasil.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica os seus alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada, chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes.

Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado.

Para mais informações entre em contato por um dos meios citados abaixo:
Telefones:(51)3483-2914 ou (51)9986-7734
E-mails: ongembriao@gmail.com
ou ongembriao2010@gmail.com

Pesquise por matérias:

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O evento,aconteceu no dia 11/08, promovido pelo Ex-presidente da Federação Gaúcha de Xadrez, José Luiz de Aragão de 68 anos, parceiro da Embrião. O seu filho Luiz Henrique Aragão de 12 anos, estudante da Escola Leonardo da Vince,  também participou da competição, já conquistou o primeiro lugar na sua categoria na Copa QI em Novo Hamburgo.  Henrique segue o exemplo do pai. Joga desde os 9 anos. Já foi campeão estadual na sub 10, ganhou torneios em Tramandaí e participou de outros em Sapiranga e Curitiba - ficou em 6° lugar. 
José de Aragão é formado em Economia e Ciências Contábeis. Fez mestrado em Administração na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Trabalhou como delegado de polícia. Ele foi eleito três vezes como presidente na Federação Gaúcha de Xadrez entre 1998 e 2006. 
Ele começou a jogar xadrez desde os seus 11 anos. Aproveitava o recreio na escola para praticar o esporte sem estudar fielmente. Participava de clubes de bairros. Seu amigo e colega delegado de polícia Mena Barreto foi o seu mestre no estudo do esporte. Ele ensinou as regras principais e emprestou livros.
Aragão já viajou para dois campeonatos mundiais de jovens e uma olimpíada pelo xadrez na Espanha, representando o país como dirigente. Não é somente o xadrez que o encanta, ele também já foi campeão em atletismo. Já viajou para a África pelo esporte. Devido aos problemas causados por uma lesão no joelho, ele precisou parar de correr. Isso o motivou a jogar e se dedicar mais ao xadrez. 
Ele declara o seu sentimento pelo esporte com uma frase de Siegbert Tarrasch "xadrez é como o amor, como a música tem a virtude de fazer o homem feliz".

Nenhum comentário: